A importância de criar um canal de marketing direto com seus clientes

A importância de criar um canal de marketing direto com seus clientes

Você sabe o que é marketing direto e como você pode utilizá-lo para melhorar a comunicação da sua empresa com os seus clientes?

Se você parar para pensar, vai perceber que o marketing é uma das principais ferramentas utilizadas para melhorar o relacionamento entre empresa-cliente.

Porém, o conceito de marketing mudou nos últimos anos. O cliente não está mais preocupado apenas com o preço e sim com o atendimento.

Nesse artigo vamos explicar o que é o marketing direto, como realizar essa estratégia e quais são os benefícios que ele traz para sua empresa.

 

O que é o marketing direto?

Marketing direto nada mais é que um conjunto de ações para entrar em contato com o seu público segmentado.

Esse público pode ser clientes que já são fiéis a sua empresa, como clientes em potencial que demonstram interesse no seu serviço.

É por isso que fazer marketing direto é tão importante para sua empresa.

Pense: convencer estranhos a gostar do seu produto é muito mais difícil do que convencer pessoas que já conhecem sua empresa.

Dessa forma, o custo e o tempo de envolvimento devem ser bem menores que outras ações de marketing. E os resultados são satisfatórios.

Sendo assim, o marketing direto permite que você se aproxime do seu público e se torne relevante para eles.

Antigamente, o marketing direto era feito por meio de telemarketing e envio de malas diretas.

Com a tecnologia, hoje há como entrar em contato com o cliente por meio de e-mail marketing, redes sociais, campanhas de remarketing e etc.

Mas, quais são as vantagens de fazer o marketing direto?

 

 

Vantagens do marketing direto

Uma campanha bem-feita de marketing direto se concentra nas promoções, de forma a convidar o cliente a entrar em contato com a sua empresa.

Confira agora algumas das principais vantagens do marketing direto:

  • Sua empresa tem como promover seus serviços e produtos para clientes que se interessam por eles
  • Auxilia a sua empresa a construir um relacionamento duradouro com os clientes, de forma a fideliza-lo
  • Testa o apelo do seu serviço ou produto
  • Mostra quais são as principais abordagens de marketing que funcionam com os seus clientes
  • Oferece aos seus clientes um conteúdo relevante, de forma que ele compartilhe com clientes em potencial
  • Permite medir facilmente o sucesso de uma campanha
  • Sua empresa consegue controlar os resultados
  • O marketing direto é fácil de ser otimizado
  • E o principal: aumenta suas vendas

Conheça agora algumas das ferramentas que você pode utilizar para realizar o marketing direto.

 

E-mail marketing

O e-mail marketing funciona de forma que sua empresa construa uma base de contatos para enviar informações relevantes para seus clientes.

Dentre essas informações, podemos destacar:

  • Promoções
  • Ofertas
  • Lançamentos de novos produtos
  • Serviços
  • Informações relevantes

Além disso, o e-mail marketing é uma ótima ferramenta para gerar leads, fidelizar os clientes e realizar vendas online.

Uma dica importante é que você não compre lista de e-mails prontas para realizar essa estratégia.

Lembre-se que você deve captar pessoas que estão realmente interessadas no seu produto.

Quando você envia e-mails para pessoas aleatórias, elas tendem a achar que é SPAM e nem abrem para saber o conteúdo.

 

Newsletter

O newsletter é aquele jornal que as empresas enviam para seus clientes com conteúdo relevante e informativo.

Geralmente, sua empresa envia o newsletter com base na sua lista de contatos, ou seja, por meio do e-mail marketing.

Cuidado com o conteúdo que você coloca no seu jornal. O conteúdo precisa ser relevante e trazer informações que despertem o interesse do seu público.

Dentre os exemplos de conteúdos que você pode colocar no seu newsletter, estão:

  • Guias
  • Tutoriais
  • Documentos para que o seu cliente faça download
  • Novidades
  • Releases de imprensa

Além disso, quanto melhor for sua taxa de abertura com relação a esse conteúdo, maior serão as chances de você ter bons resultados.

 

Ferramentas Online

Sua empresa pode utilizar ferramentas para engajar o seu público e estreitar os laços de relacionamento, mantendo assim um contato direto.

Alguns exemplos dessas ferramentas online que sua empresa pode utilizar, são:

  • Redes Sociais
  • Google AdWords
  • Chatbots

Por meio dessas ferramentas, você segmenta a comunicação com o seu público.

 

Mobile

O celular é um componente fundamental para a vida de qualquer pessoa. Por isso, usar isso a favor da sua empresa é garantia de bons resultados.

Tem várias ferramentas no mundo mobile que você pode utilizar para criar um contato direto com os seus clientes.

Por exemplo, você pode desenvolver um aplicativo próprio, de forma a divulgar informações relevantes, promoções e lançamentos.

Você também pode entrar em contato pelo Messenger ou pelo WhatsApp.

Assim, você estreita o contato com os seus clientes, reduz distâncias e torna o contato mais pessoal.

Espero que você tenha entendido a importância do marketing direto para criar um canal de relacionamento duradouro e estreito com os seus clientes.